Blog

Conheça o novo exame pós-covid e pós-vacina

Novo exame detecta a resposta imunológica pós-Covid ou pós-vacina

O exame de Anticorpos Neutralizantes é capaz de apontar a presença, no sangue, de anticorpos específicos contra a Covid-19, seja em pessoas que já tiveram a doença ou naquelas que foram vacinadas.

O que são Anticorpos Neutralizantes
Anticorpos neutralizantes são glicoproteínas capazes de bloquear efetivamente a infecção, impedindo a ligação e a entrada do vírus às células e, consequentemente, sua replicação dentro do corpo. Por isso, também são chamados de anticorpos de inibição viral, e são os anticorpos mais associados com a proteção e a imunidade. 
O SARS-CoV-2, o vírus da COVID-19, utiliza uma subunidade da proteína Spike (S), a subunidade RBD, para ligar-se às células humanas e começar sua replicação. Sendo assim, a maioria dos anticorpos neutralizantes são direcionados a bloquear essa ligação vírus-célula.

Como é feito o exame
O exame para Pesquisa de Anticorpos Neutralizantes é realizado a partir de uma amostra de sangue venoso coletada em laboratório. O reagente utilizado no teste imita a estrutura do receptor que o vírus usa para se ligar e entrar na célula humana, e, dessa maneira, ele pesquisa especificamente a presença de anticorpos capazes de bloquear este receptor.

Quais os possíveis resultados do exame
O resultado pode ser reagente, quando foram detectados anticorpos neutralizantes ou não reagente, quando não foram detectados anticorpos neutralizantes. 
O resultado reagente vem acompanhado de um resultado numérico em percentual. Acima de 20%, o teste é considerado reagente, indicando a presença dos Anticorpos neutralizantes.
O CEDLAB Laboratórios realiza o exame de Anticorpos Neutralizantes, que detecta e diferencia todas as variantes do SARS-Cov-2 em dois grupos: 
Grupo 1: SARS-Cov-2 (Wuhan), 201 /501y / V1 (Reino Unido) 
Grupo 2: 20H / 501.V2 (África do Sul), 20J / 501Y.V3 (Brasil/Japão).

 

Para quem o teste de anticorpos é indicado?
A principal indicação dos testes sorológicos é para a investigação de pessoas que acreditam já ter tido COVID-19, ou estarem expostas ao vírus SARS-CoV-2 há mais de 14 dias. Ele também é indicado para o período pós-vacina, a partir de 30 dias da aplicação da segunda dose.

O teste ainda é indicado para quem teve a pesquisa negativa, mas, mesmo assim, permanece com a suspeita de infeção. Ainda não existem estudos, nem experiência prática suficiente, para indicar estes testes como avaliação de proteção contra nova infecção ou doença grave.

Quando devo realizar o exame
Pós-Covid: após 14 dias do início da doença.
Pós-Vacina: após 30 dias da segunda dose.
A qualquer tempo, para aquelas pessoas que gostariam de saber se já tiveram contato com o vírus, mesmo de forma assintomática.

Qual a diferença entre o exame de Anticorpos Neutralizantes  e o exame para a pesquisa de IgG e IgM
Os testes de detecção de IgG e/ou IgM atuais (mesmo os que usam as proteínas S1, RBD e S2 como alvo) não pesquisam a função neutralizante. Esses testes indicam somente, se existe, ou não, a produção de anticorpos (e em alguns casos, sua concentração) contra determinadas proteínas.

Portanto, a presença desses anticorpos não necessariamente garante a neutralização do vírus, pois a sua existência não significa a presença de função neutralizante.

Resumindo, se você já teve a Covid-19 ou se já tomou as duas doses da vacina, a realização da Pesquisa de Anticorpos Neutralizantes vai lhe permitir saber se o seu organismo desenvolveu a imunidade capaz de neutralizar a ação do vírus num possível contato com o SarsCov-2.

Porém a presença de anticorpos neutralizantes não contrapõe a necessidade de manter as medidas de segurança propostas pelos órgãos de saúde, como uso de máscaras, higiene constante e distanciamento social. Isso porque o fato de possuir imunidade não exclui a possibilidade de ainda manter uma carga viral e com isso o risco da transmissão.
 

Inscreva-se e receba nossas novidades!